POLÍTICA
janeiro 1, 2014 por Saulo Prado

Pesquisa Verus: Iris Rezende (PMDB) lidera a corrida pelas eleições de 2014 no Estado de Goiás

Pesquisa Verus: Iris Rezende (PMDB) lidera a corrida pelas eleições de 2014 no Estado de Goiás

O ex-governador Iris Rezende (PMDB) lidera a corrida pelas eleições de 2014 no Estado de Goiás. É o que mostra pesquisa estimulada do Instituto Verus, realizada entre os dias 14 e 22 de dezembro de 2013. Iris possui 31,8%, contra 24,4% do governador Marconi Perillo (PSDB). O atual governador lidera na pesquisa espontânea, com 15,3% dos votos, ante 6,7% de Iris Rezende.

Foto: Diário da Manhã

A metodologia da pesquisa foi do tipo quantitativa, com amostragem por quotas proporcionais a sexo, faixa etária e local de residência. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas, e a entrevistas foram distribuídas conforme a proporcionalidade existente no eleitorado do Estado de Goiás quanto às variáveis: sexo, faixa etária e local de residência por zona geográfica. A margem de erro é de 2,9% para mais ou para menos.

Pesquisa do Instituto Verus também mostra levantamento da avaliação da administração pública em Goiás e no do governo Dilma, além da prévia eleitoral para governador de Goiás e para presidente da república.

Prévias PARA governador

Na pesquisa espontânea, o governador Marconi Perillo lidera com 15,3%, seguido por Iris Rezende, com 6,7%; Júnior Friboi (PMDB), com 2,2%; Antônio Gomide (PT), com 1,9%; e Vanderlan Cardoso (PSB), com 1,7%. 3,6% dariam outras respostas, 4,6% votaria em branco ou nulo e 64% não sabe dizer em quem votaria, ou está indeciso.

Na pesquisa estimulada, o ex-governador Iris Rezende lidera com 31,8%, seguido por Marconi Perillo com 24,4%. Vanderlan Cardoso é o terceiro mais lembrado, com 8,7%; seguido por Júnior Friboi, com 7,7%. O deputado Ronaldo Caiado (DEM) ficou com 7,5%; seguido de Antônio Gomide, com 5,7%; Paulo Garcia (PT), com 2,7% e José Eliton (PP), com 1,3%. Votaria em branco ou anularia o voto 5,8% dos ouvidos, e 4,4% não sabe dizer em quem votaria, ou está indeciso.

Foto: Diário da Manhã

Em um segundo cenário, com apenas Marconi Perillo, Vanderlan Cardoso e Júnior Friboi disputando as eleições, o governador Marconi Perillo lidera com folga, obtendo 43,6% dos votos. Vanderlan Cardoso foi o segundo mais votado, com 22,4% e Júnior Friboi em terceiro, obtendo 21,9%. 8,2% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto. 3,9% não sabem dizer em quem votariam, ou estão indecisos.

Em um terceiro cenário, em que disputariam as eleições Iris Rezende, Marconi Perillo e Vanderlan Cardoso, Iris lidera com 43,6% dos votos. Marconi Perillo ficou com 30,3% dos votos e Vanderlan 18,1%. 5,5% afirmaram votar em branco ou anular o voto. 2,6% não sabem dizer em quem votariam, ou estão indecisos.

O Instituto Verus ainda pesquisou o conhecimento dos possíveis candidatos a governador. Marconi Perillo é o mais conhecido, com 62,1% dos entrevistados dizendo que o conhecem bem. Iris Rezende ficou com 56,5%. Ronaldo Caiado obteve 31,8%. Paulo Garcia ficou com 15,9%; Vanderlan Cardoso com 14,2%; Júnior Friboi 6,4%; Antônio Gomide 4,9% e José Eliton 4,1%.

Rejeição

O Instituto Verus perguntou aos eleitores em qual dos candidatos eles não votariam. As pessoas podiam escolher mais de um nome. O governador Marconi Perillo lidera com 31,3% dos votos. Ronaldo Caiado ficou com 19,8%; José Eliton obteve 17%; Paulo Garcia fica com 16,6%; Antônio Gomide teve 15,1%; Iris Rezende 15%; Júnior Friboi 12,9% e Vanderlan Cardoso é o menos rejeitado, com 10,2%. 26% não sabem dizer quem rejeitam, ou não rejeitam nenhum.

PRÉVIA PARA PRESIDENTE

Os eleitores foram estimulados a indicarem, entre os possíveis candidatos a presidente da República, em quem votariam caso as eleições fossem hoje. Dentre os presidenciáveis foram apontados a atual presidenta Dilma Rousseff (PT), o senador Aécio Neves (PSDB), governador do Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Nessa prévia, Dilma recebeu 41,1% dos votos, Aécio Neves (21,9%) e Eduardo Campos obteve 14,8%. Dentre os eleitores que votariam em branco ou anulariam o voto, o índice chegou a 12,8%; os indecisos chegaram a 9,5%.

Avaliação governamental

Ao serem questionados sobre a administração do governo de Goiás, 34,8% dos eleitores responderam que o desempenho do governador Marconi Perillo foi regular até o momento, mantendo um nível de aprovação neutra. Entretanto, os mesmos 34,8% se repetiram no índice que qualifica a aprovação do governo. Para esse resultado positivo, foram somadas as opiniões de 6,5% dos eleitores que consideraram a administração estadual como ótima e 28,3% dos entrevistados que afirmaram que o governo teve uma atuação boa.

Já o grau de reprovação do governador Marconi Perillo, entre os goianos, atingiu 26,6% dos entrevistados. Esse resultado foi maior que o da presidenta Dilma, pois corresponde à soma de 9,8%, daqueles que disseram que o governador Marconi Perillo teve uma atuação ruim, e 16,8% que reconheceram um desempenho péssimo na administração estadual. Os eleitores que não souberam chegaram à marca de 3,8%.

GOVERNO FEDERAL

De acordo com a pesquisa, a avaliação de desempenho administrativo da presidenta Dilma Rousseff prevalece como regular, conforme a opinião da maioria dos entrevistados (41,6%). Esse índice é considerado neutro na escala de aprovação, determinando uma leve satisfação dos goianos com o governo federal.

Conforme a opinião pública, o desempenho administrativo de Dilma foi aprovado por 38,8% dos entrevistados. Para determinar esse grau de aprovação, foram somados os resultados da escolha de 8,3% dos eleitores, que avaliaram a administração como ótima, e de 30,5%, como boa. Por outro lado, 18,3% reprovaram o desempenho da presidenta do Brasil, conforme a somatória da avaliação ruim (7,2%) e péssima (11%). Ao todo, 1,5% dos entrevistados não soube opinar.

Fonte/DM.com.br

As ultimas noticias

  • Preço do gás de cozinha aumenta até 10% em setembro
  • Com 127 anos, mexicana se torna a pessoa mais velha do mundo
  • Indústria de alimentos retira 1,3 mil toneladas de sódio de produtos
  • Lista gigante circula nas redes sociais com supostas fotos íntimas de famosos. Veja quem foi vítima
  • Ciclista mineirense vai representar Brasil na Noruega
  • Roberto e Erasmo Carlos movem processo contra deputado Tiririca
  • Gás de cozinha em Goiás vai ter reajuste de até 10% no preço
  • Amendoim é alternativa para rotação nas áreas de canaviais
  • Com show de Erik, Goiás vence Atlético-PR e se reabilita no Brasileiro
  • “Duas caras é quem mente”, diz Gomide, sobre declaração de Marconi Perillo
  • Ventos fortes em São Paulo causam pânico nas pessoas e algumas ficam feridas
  • “Goiás quer Paz”: manifestação mobiliza pessoas por justiça para os casos de assassinatos de mulheres

Faça seu comentário no final desta página...

Nosso autor

Saulo Prado: Editor e fundador do Plantão de Policia JTI, Blogueiro desde 2005. Concluiu o Curso de Jornalismo online em 2012, trabalhou por vários anos na assessoria de vários políticos goianos. É escritor e poeta, e dono do consagrado Blog de poesias Meu Mundo Quadrado.

Veja todos os artigos de Saulo Prado

Curta nossa pagina no Facebook

Noticias Policiais

Resumo policial do fim de semana
Comentários desativados

Resumo policial do fim de semana

01 setembro, 2014

Os destaques das ocorrências registradas nas últimas 48 horas ficam por conta de duas tentativas de  homicídio: A primeira delas, foi as 19h30 de ontem (31) na Av. W5, no...

Noticias de Entretenimento

Roberto e Erasmo Carlos movem processo contra deputado Tiririca
Comentários desativados

Roberto e Erasmo Carlos movem processo contra deputado Tiririca

01 setembro, 2014

Em entrevista ao Amaury Junior, ainda inédita, Erasmo Carlos diz que ele e o Roberto também estão entrando com um processo contra o Tiririca. Há poucos dias, a Sony/ATV Music...

Noticias de Jataí

Secretaria de Cultura convida para o Forró Folia
Comentários desativados

Secretaria de Cultura convida para o Forró Folia

29 agosto, 2014

Por Vinícius Esteves FONTE/ASCOM PREFEITURA

Noticias do Brasil

Gás de cozinha em Goiás vai ter reajuste de até 10% no preço
Comentários desativados

Gás de cozinha em Goiás vai ter reajuste de até 10% no preço

01 setembro, 2014

O Sindicato das Empresas Revendedoras de Gás da Região Centro Oeste (Sinergas), anunciou que o preço do botijão de gás sofrerá reajustes de até 10% a partir do mês de...

Noticias Internacionais

Lista gigante circula nas redes sociais com supostas fotos íntimas de famosos. Veja quem foi vítima
Comentários desativados

Lista gigante circula nas redes sociais com supostas fotos íntimas de famosos. Veja quem foi vítima

01 setembro, 2014

Tem muito famoso de cabeça em pé em Hollywood. Uma lista gigante com nomes de estrelas que teriam supostas fotos íntimas roubadas por hackers está circulando pelas redes sociais. As...

Noiticias de Goiânia

“Goiás quer Paz”: manifestação mobiliza pessoas por justiça para os casos de assassinatos de mulheres
Comentários desativados

“Goiás quer Paz”: manifestação mobiliza pessoas por justiça para os casos de assassinatos de mulheres

01 setembro, 2014

Uma manifestação ocorreu, neste sábado (30), para pedir justiça para o caso dos assassinatos de mulheres em Goiânia. A mobilização começou na Praça Cívica, setor Central, e os manifestantes caminharam...

Noticias Politica

“Duas caras é quem mente”, diz Gomide, sobre declaração de Marconi Perillo
Comentários desativados

“Duas caras é quem mente”, diz Gomide, sobre declaração de Marconi Perillo

01 setembro, 2014

A declaração de Gomide foi uma resposta as críticas do governador Marconi Perillo, que chamou o petista de “duas caras” O candidato ao governo de Goiás pelo PT, Antônio Gomide,...

Noticias de Rio Verde

Adolescente é morto a tiros na vila Borges
Comentários desativados

Adolescente é morto a tiros na vila Borges

31 agosto, 2014

Na noite desse sábado (30), o jovem Antonio Marcos de Oliveira Ferreira de 17 anos foi alvejado na cabeça por vários disparos de arma de fogo, ao sair de uma...

Noticias de Mineiros

Ciclista mineirense vai representar Brasil na Noruega
Comentários desativados

Ciclista mineirense vai representar Brasil na Noruega

01 setembro, 2014

Depois de conquistar importantes títulos nacionais de ciclismo, Leonardo Cruvinel, ultrapassou as fronteiras de vários obstáculos inclusive o de que “santo de casa não faz milagres” e outros preconceitos, mas...

Contribua com o site comprando em nossos patrocinadores…

Comentários desligados.

Comentários do Facebook