POLÍTICA
janeiro 1, 2014 por Saulo Prado

Pesquisa Verus: Iris Rezende (PMDB) lidera a corrida pelas eleições de 2014 no Estado de Goiás

Pesquisa Verus: Iris Rezende (PMDB) lidera a corrida pelas eleições de 2014 no Estado de Goiás

O ex-governador Iris Rezende (PMDB) lidera a corrida pelas eleições de 2014 no Estado de Goiás. É o que mostra pesquisa estimulada do Instituto Verus, realizada entre os dias 14 e 22 de dezembro de 2013. Iris possui 31,8%, contra 24,4% do governador Marconi Perillo (PSDB). O atual governador lidera na pesquisa espontânea, com 15,3% dos votos, ante 6,7% de Iris Rezende.

Foto: Diário da Manhã

A metodologia da pesquisa foi do tipo quantitativa, com amostragem por quotas proporcionais a sexo, faixa etária e local de residência. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas, e a entrevistas foram distribuídas conforme a proporcionalidade existente no eleitorado do Estado de Goiás quanto às variáveis: sexo, faixa etária e local de residência por zona geográfica. A margem de erro é de 2,9% para mais ou para menos.

Pesquisa do Instituto Verus também mostra levantamento da avaliação da administração pública em Goiás e no do governo Dilma, além da prévia eleitoral para governador de Goiás e para presidente da república.

Prévias PARA governador

Na pesquisa espontânea, o governador Marconi Perillo lidera com 15,3%, seguido por Iris Rezende, com 6,7%; Júnior Friboi (PMDB), com 2,2%; Antônio Gomide (PT), com 1,9%; e Vanderlan Cardoso (PSB), com 1,7%. 3,6% dariam outras respostas, 4,6% votaria em branco ou nulo e 64% não sabe dizer em quem votaria, ou está indeciso.

Na pesquisa estimulada, o ex-governador Iris Rezende lidera com 31,8%, seguido por Marconi Perillo com 24,4%. Vanderlan Cardoso é o terceiro mais lembrado, com 8,7%; seguido por Júnior Friboi, com 7,7%. O deputado Ronaldo Caiado (DEM) ficou com 7,5%; seguido de Antônio Gomide, com 5,7%; Paulo Garcia (PT), com 2,7% e José Eliton (PP), com 1,3%. Votaria em branco ou anularia o voto 5,8% dos ouvidos, e 4,4% não sabe dizer em quem votaria, ou está indeciso.

Foto: Diário da Manhã

Em um segundo cenário, com apenas Marconi Perillo, Vanderlan Cardoso e Júnior Friboi disputando as eleições, o governador Marconi Perillo lidera com folga, obtendo 43,6% dos votos. Vanderlan Cardoso foi o segundo mais votado, com 22,4% e Júnior Friboi em terceiro, obtendo 21,9%. 8,2% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto. 3,9% não sabem dizer em quem votariam, ou estão indecisos.

Em um terceiro cenário, em que disputariam as eleições Iris Rezende, Marconi Perillo e Vanderlan Cardoso, Iris lidera com 43,6% dos votos. Marconi Perillo ficou com 30,3% dos votos e Vanderlan 18,1%. 5,5% afirmaram votar em branco ou anular o voto. 2,6% não sabem dizer em quem votariam, ou estão indecisos.

O Instituto Verus ainda pesquisou o conhecimento dos possíveis candidatos a governador. Marconi Perillo é o mais conhecido, com 62,1% dos entrevistados dizendo que o conhecem bem. Iris Rezende ficou com 56,5%. Ronaldo Caiado obteve 31,8%. Paulo Garcia ficou com 15,9%; Vanderlan Cardoso com 14,2%; Júnior Friboi 6,4%; Antônio Gomide 4,9% e José Eliton 4,1%.

Rejeição

O Instituto Verus perguntou aos eleitores em qual dos candidatos eles não votariam. As pessoas podiam escolher mais de um nome. O governador Marconi Perillo lidera com 31,3% dos votos. Ronaldo Caiado ficou com 19,8%; José Eliton obteve 17%; Paulo Garcia fica com 16,6%; Antônio Gomide teve 15,1%; Iris Rezende 15%; Júnior Friboi 12,9% e Vanderlan Cardoso é o menos rejeitado, com 10,2%. 26% não sabem dizer quem rejeitam, ou não rejeitam nenhum.

PRÉVIA PARA PRESIDENTE

Os eleitores foram estimulados a indicarem, entre os possíveis candidatos a presidente da República, em quem votariam caso as eleições fossem hoje. Dentre os presidenciáveis foram apontados a atual presidenta Dilma Rousseff (PT), o senador Aécio Neves (PSDB), governador do Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Nessa prévia, Dilma recebeu 41,1% dos votos, Aécio Neves (21,9%) e Eduardo Campos obteve 14,8%. Dentre os eleitores que votariam em branco ou anulariam o voto, o índice chegou a 12,8%; os indecisos chegaram a 9,5%.

Avaliação governamental

Ao serem questionados sobre a administração do governo de Goiás, 34,8% dos eleitores responderam que o desempenho do governador Marconi Perillo foi regular até o momento, mantendo um nível de aprovação neutra. Entretanto, os mesmos 34,8% se repetiram no índice que qualifica a aprovação do governo. Para esse resultado positivo, foram somadas as opiniões de 6,5% dos eleitores que consideraram a administração estadual como ótima e 28,3% dos entrevistados que afirmaram que o governo teve uma atuação boa.

Já o grau de reprovação do governador Marconi Perillo, entre os goianos, atingiu 26,6% dos entrevistados. Esse resultado foi maior que o da presidenta Dilma, pois corresponde à soma de 9,8%, daqueles que disseram que o governador Marconi Perillo teve uma atuação ruim, e 16,8% que reconheceram um desempenho péssimo na administração estadual. Os eleitores que não souberam chegaram à marca de 3,8%.

GOVERNO FEDERAL

De acordo com a pesquisa, a avaliação de desempenho administrativo da presidenta Dilma Rousseff prevalece como regular, conforme a opinião da maioria dos entrevistados (41,6%). Esse índice é considerado neutro na escala de aprovação, determinando uma leve satisfação dos goianos com o governo federal.

Conforme a opinião pública, o desempenho administrativo de Dilma foi aprovado por 38,8% dos entrevistados. Para determinar esse grau de aprovação, foram somados os resultados da escolha de 8,3% dos eleitores, que avaliaram a administração como ótima, e de 30,5%, como boa. Por outro lado, 18,3% reprovaram o desempenho da presidenta do Brasil, conforme a somatória da avaliação ruim (7,2%) e péssima (11%). Ao todo, 1,5% dos entrevistados não soube opinar.

Fonte/DM.com.br

As ultimas noticias

  • Ex-namorado de Luana Piovani é condenado a 4 anos de prisão por agredir namorada
  • Garoto com deficiência realiza campanha para comprar cadeira de rodas motorizada em Jataí
  • Vídeo: Carro passa por cima de criança em garagem e bebê sobrevive
  • Menor é estuprada por 3 homens em GO: ‘Achavam que eu estava morta’
  • Polícia apura se suspeito de estuprar a filha teve ajuda para fugir da cadeia
  • Protesto contra assassinato de adolescente morto por engano em Jataí, será nessa sexta-feira
  • Procon de Jataí autua Expresso São Luiz por desrespeito ás leis do consumidor
  • Carreta pega fogo e fica completamente destruída na GO-221
  • Polícia prende dois homens com 50 kg de droga na BR-060
  • Acidente na alameda das primaveras deixa vítima fatal em Jataí
  • As 10 profissões em vias de extinção
  • Safra: novas estimativas indicam produção 2,3% maior que a de 2013

Faça seu comentário no final desta página...

Nosso autor

Saulo Prado: Editor e fundador do Plantão de Policia JTI, Blogueiro desde 2005. Concluiu o Curso de Jornalismo online em 2012, trabalhou por vários anos na assessoria de vários políticos goianos. É escritor e poeta, e dono do consagrado Blog de poesias Meu Mundo Quadrado.

Veja todos os artigos de Saulo Prado

Curta nossa pagina no Facebook

Noticias Policiais

Acidente na alameda das primaveras deixa vítima fatal em Jataí
Comentários desativados

Acidente na alameda das primaveras deixa vítima fatal em Jataí

23 julho, 2014

Na manhã dessa quarta-feira (23), uma pessoa morreu em um grave acidente na Alameda das Primaveras, avenida de acesso a br-060,  próximo ao cemitério Bom Pastor. O acidente aconteceu na...

Noticias de Entretenimento

Cachorro rouba brinquedo de bebê e pede desculpas
Comentários desativados

Cachorro rouba brinquedo de bebê e pede desculpas

22 julho, 2014

O pai mostra um brinquedo para seu bebê quando o cãozinho Charlie “rouba” o objeto das mãos do homem. É aí que a pequena Laura abre o berreiro e o...

Noticias de Jataí

Protesto contra assassinato de adolescente morto por engano em Jataí, será nessa sexta-feira
Comentários desativados

Protesto contra assassinato de adolescente morto por engano em Jataí, será nessa sexta-feira

23 julho, 2014

Acontece nessa sexta-feira (25), um protesto contra a morte do jovem Guilherme Henrique da Silva Alves que morreu vítima de bala perdida enquanto trabalhava como garçom em um bar em...

Noticias do Brasil

Ex-namorado de Luana Piovani é condenado a 4 anos de prisão por agredir namorada
Comentários desativados

Ex-namorado de Luana Piovani é condenado a 4 anos de prisão por agredir namorada

24 julho, 2014

Acusado de agredir a ex-namorada, o empresário baiano Christiano Mascarenhas Rangel foi condenado a quatro anos de prisão pelo crime de lesão corporal e mais cinco meses pelo de ameaça, em decisão...

Noticias Internacionais

As 10 profissões em vias de extinção
Comentários desativados

As 10 profissões em vias de extinção

23 julho, 2014

Há profissões que têm um futuro promissor, com tendência de bons salários. Outras, no entanto, tendem a desaparecer num futuro não muito distante, seja por conta dos avanços da tecnologia...

Noiticias de Goiânia

Polícia prende dois homens com 50 kg de droga na BR-060
Comentários desativados

Polícia prende dois homens com 50 kg de droga na BR-060

23 julho, 2014

Uma operação de rotina do Núcleo de Operações Especiais (NOE) e do Grupo de Operações com Cães (GOC) apreendeu 50 kg de pasta base de cocaína, no km 13 da...

Noticias Politica

Marconi diminui diferença com relação a Iris na capital
Comentários desativados

Marconi diminui diferença com relação a Iris na capital

22 julho, 2014

Em pesquisa Instituto Fortiori/Jornal Opção, o governador lidera em todas as regiões do Estado, exceto em Goiânia, que tem preferência por Iris. No entanto, diferença entre os candidatos caiu 4%...

Noticias de Rio Verde

Polícia apura se suspeito de estuprar a filha teve ajuda para fugir da cadeia
Comentários desativados

Polícia apura se suspeito de estuprar a filha teve ajuda para fugir da cadeia

23 julho, 2014

Vigilante penitenciário estava detido desde maio na CPP de Rio Verde, GO. Fuga aconteceu no domingo, mas só foi registrada na noite do dia seguinte. A Polícia Civil de Rio Verde,...

Noticias de Mineiros

Carreta pega fogo e fica completamente destruída na GO-221
Comentários desativados

Carreta pega fogo e fica completamente destruída na GO-221

23 julho, 2014

Uma carreta ficou toda destruída pelas chamas na manhã dessa terça-feira (22/07). O fato aconteceu no trevo da GO-221, em Caiapônia. Segundo Mario Henrique Borges Oliveira, condutor da carreta, ele...

Contribua com o site comprando em nossos patrocinadores…

Comentários desligados.

Comentários do Facebook