POLÍTICA
janeiro 1, 2014 por Saulo Prado

Pesquisa Verus: Iris Rezende (PMDB) lidera a corrida pelas eleições de 2014 no Estado de Goiás

Pesquisa Verus: Iris Rezende (PMDB) lidera a corrida pelas eleições de 2014 no Estado de Goiás

O ex-governador Iris Rezende (PMDB) lidera a corrida pelas eleições de 2014 no Estado de Goiás. É o que mostra pesquisa estimulada do Instituto Verus, realizada entre os dias 14 e 22 de dezembro de 2013. Iris possui 31,8%, contra 24,4% do governador Marconi Perillo (PSDB). O atual governador lidera na pesquisa espontânea, com 15,3% dos votos, ante 6,7% de Iris Rezende.

Foto: Diário da Manhã

A metodologia da pesquisa foi do tipo quantitativa, com amostragem por quotas proporcionais a sexo, faixa etária e local de residência. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas, e a entrevistas foram distribuídas conforme a proporcionalidade existente no eleitorado do Estado de Goiás quanto às variáveis: sexo, faixa etária e local de residência por zona geográfica. A margem de erro é de 2,9% para mais ou para menos.

Pesquisa do Instituto Verus também mostra levantamento da avaliação da administração pública em Goiás e no do governo Dilma, além da prévia eleitoral para governador de Goiás e para presidente da república.

Prévias PARA governador

Na pesquisa espontânea, o governador Marconi Perillo lidera com 15,3%, seguido por Iris Rezende, com 6,7%; Júnior Friboi (PMDB), com 2,2%; Antônio Gomide (PT), com 1,9%; e Vanderlan Cardoso (PSB), com 1,7%. 3,6% dariam outras respostas, 4,6% votaria em branco ou nulo e 64% não sabe dizer em quem votaria, ou está indeciso.

Na pesquisa estimulada, o ex-governador Iris Rezende lidera com 31,8%, seguido por Marconi Perillo com 24,4%. Vanderlan Cardoso é o terceiro mais lembrado, com 8,7%; seguido por Júnior Friboi, com 7,7%. O deputado Ronaldo Caiado (DEM) ficou com 7,5%; seguido de Antônio Gomide, com 5,7%; Paulo Garcia (PT), com 2,7% e José Eliton (PP), com 1,3%. Votaria em branco ou anularia o voto 5,8% dos ouvidos, e 4,4% não sabe dizer em quem votaria, ou está indeciso.

Foto: Diário da Manhã

Em um segundo cenário, com apenas Marconi Perillo, Vanderlan Cardoso e Júnior Friboi disputando as eleições, o governador Marconi Perillo lidera com folga, obtendo 43,6% dos votos. Vanderlan Cardoso foi o segundo mais votado, com 22,4% e Júnior Friboi em terceiro, obtendo 21,9%. 8,2% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto. 3,9% não sabem dizer em quem votariam, ou estão indecisos.

Em um terceiro cenário, em que disputariam as eleições Iris Rezende, Marconi Perillo e Vanderlan Cardoso, Iris lidera com 43,6% dos votos. Marconi Perillo ficou com 30,3% dos votos e Vanderlan 18,1%. 5,5% afirmaram votar em branco ou anular o voto. 2,6% não sabem dizer em quem votariam, ou estão indecisos.

O Instituto Verus ainda pesquisou o conhecimento dos possíveis candidatos a governador. Marconi Perillo é o mais conhecido, com 62,1% dos entrevistados dizendo que o conhecem bem. Iris Rezende ficou com 56,5%. Ronaldo Caiado obteve 31,8%. Paulo Garcia ficou com 15,9%; Vanderlan Cardoso com 14,2%; Júnior Friboi 6,4%; Antônio Gomide 4,9% e José Eliton 4,1%.

Rejeição

O Instituto Verus perguntou aos eleitores em qual dos candidatos eles não votariam. As pessoas podiam escolher mais de um nome. O governador Marconi Perillo lidera com 31,3% dos votos. Ronaldo Caiado ficou com 19,8%; José Eliton obteve 17%; Paulo Garcia fica com 16,6%; Antônio Gomide teve 15,1%; Iris Rezende 15%; Júnior Friboi 12,9% e Vanderlan Cardoso é o menos rejeitado, com 10,2%. 26% não sabem dizer quem rejeitam, ou não rejeitam nenhum.

PRÉVIA PARA PRESIDENTE

Os eleitores foram estimulados a indicarem, entre os possíveis candidatos a presidente da República, em quem votariam caso as eleições fossem hoje. Dentre os presidenciáveis foram apontados a atual presidenta Dilma Rousseff (PT), o senador Aécio Neves (PSDB), governador do Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Nessa prévia, Dilma recebeu 41,1% dos votos, Aécio Neves (21,9%) e Eduardo Campos obteve 14,8%. Dentre os eleitores que votariam em branco ou anulariam o voto, o índice chegou a 12,8%; os indecisos chegaram a 9,5%.

Avaliação governamental

Ao serem questionados sobre a administração do governo de Goiás, 34,8% dos eleitores responderam que o desempenho do governador Marconi Perillo foi regular até o momento, mantendo um nível de aprovação neutra. Entretanto, os mesmos 34,8% se repetiram no índice que qualifica a aprovação do governo. Para esse resultado positivo, foram somadas as opiniões de 6,5% dos eleitores que consideraram a administração estadual como ótima e 28,3% dos entrevistados que afirmaram que o governo teve uma atuação boa.

Já o grau de reprovação do governador Marconi Perillo, entre os goianos, atingiu 26,6% dos entrevistados. Esse resultado foi maior que o da presidenta Dilma, pois corresponde à soma de 9,8%, daqueles que disseram que o governador Marconi Perillo teve uma atuação ruim, e 16,8% que reconheceram um desempenho péssimo na administração estadual. Os eleitores que não souberam chegaram à marca de 3,8%.

GOVERNO FEDERAL

De acordo com a pesquisa, a avaliação de desempenho administrativo da presidenta Dilma Rousseff prevalece como regular, conforme a opinião da maioria dos entrevistados (41,6%). Esse índice é considerado neutro na escala de aprovação, determinando uma leve satisfação dos goianos com o governo federal.

Conforme a opinião pública, o desempenho administrativo de Dilma foi aprovado por 38,8% dos entrevistados. Para determinar esse grau de aprovação, foram somados os resultados da escolha de 8,3% dos eleitores, que avaliaram a administração como ótima, e de 30,5%, como boa. Por outro lado, 18,3% reprovaram o desempenho da presidenta do Brasil, conforme a somatória da avaliação ruim (7,2%) e péssima (11%). Ao todo, 1,5% dos entrevistados não soube opinar.

Fonte/DM.com.br

As ultimas noticias

  • População saqueia carga de óleo de soja após acidente
  • Caminhonete de empresário tomada em assalto é recuperada pela polícia
  • Judocas do Projeto Judô Para Todos conquistam recorde de medalhas
  • Jovens são presos após furtarem transportadora
  • Terroristas divulgam vídeo de jornalista americano sendo decapitado
  • Goiano preso no Tocantins debocha da polícia após ser preso por estuprar e matar irmã de policial
  • Beto Albuquerque será vice na chapa de Marina Silva
  • Lista de Dunga tem novatos e 10 remanescentes da Copa
  • PF faz megaoperação contra pornografia infantil em Goiás, no DF e mais 13 estados
  • Resumo policial das últimas 24 horas
  • Arnold Schwarzenegger sai do armário em ‘Mercenários 3’
  • A Copa do Mundo não acabou para Fred. E até no Flu ele já é questionado

Faça seu comentário no final desta página...

Nosso autor

Saulo Prado: Editor e fundador do Plantão de Policia JTI, Blogueiro desde 2005. Concluiu o Curso de Jornalismo online em 2012, trabalhou por vários anos na assessoria de vários políticos goianos. É escritor e poeta, e dono do consagrado Blog de poesias Meu Mundo Quadrado.

Veja todos os artigos de Saulo Prado

Curta nossa pagina no Facebook

Noticias Policiais

Caminhonete de empresário tomada em assalto é recuperada pela polícia
Comentários desativados

Caminhonete de empresário tomada em assalto é recuperada pela polícia

20 agosto, 2014

O empresário que é dono de um supermercado, foi rendido em plena luz do dia . Ele havia acabado de sair do veículo, na região central de jataí, quando um...

Noticias de Entretenimento

Arnold Schwarzenegger sai do armário em ‘Mercenários 3’
Comentários desativados

Arnold Schwarzenegger sai do armário em ‘Mercenários 3’

19 agosto, 2014

Segundo o diretor do longa, o último da franquia estrelada por tiozões da testosterona, o ‘Exterminador’ forma par romântico com Jet Li Em tempos em que todo mundo está abandonando...

Noticias de Jataí

Judocas do Projeto Judô Para Todos conquistam recorde de medalhas
Comentários desativados

Judocas do Projeto Judô Para Todos conquistam recorde de medalhas

20 agosto, 2014

Neste sábado, 16 aconteceu no Ginásio da Faculdade Universo em Goiânia, a V Etapa do Campeonato Goiano de Judô, com a participação de mais de 300 atletas e 28 academias...

Noticias do Brasil

Goiano preso no Tocantins debocha da polícia após ser preso por estuprar e matar irmã de policial
Comentários desativados

Goiano preso no Tocantins debocha da polícia após ser preso por estuprar e matar irmã de policial

20 agosto, 2014

“Estuprei e matei enforcada”, confessou o criminoso à polícia. No Tocantins, um crime chocou a polícia não apenas pela violência contra a vítima, mas também pelo deboche de um dos...

Noticias Internacionais

Três familiares do Papa Francisco morrem em acidente na Argentina
Comentários desativados

Três familiares do Papa Francisco morrem em acidente na Argentina

19 agosto, 2014

Dois sobrinhos-netos e a mãe deles morreram nesta terça em Córdoba. Três familiares do Papa Francisco, dois sobrinhos-netos e a mãe de ambos, morreram nesta terça-feira (19) em um acidente...

Noiticias de Goiânia

Assassinato de mulher em distribuidora não tem elo com série de mortes, diz polícia
Comentários desativados

Assassinato de mulher em distribuidora não tem elo com série de mortes, diz polícia

19 agosto, 2014

Mulher foi baleada na porta do estabelecimento, em Aparecida de Goiânia. O Grupo de Investigações de Homicídios (GIH) de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, investiga o assassinato...

Noticias Politica

Beto Albuquerque será vice na chapa de Marina Silva
Comentários desativados

Beto Albuquerque será vice na chapa de Marina Silva

20 agosto, 2014

Nome de Beto Albuquerque recebe aval da família de Campos e será anunciado em reunião do partido nesta quarta-feira, 20 O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque...

Noticias de Rio Verde

População saqueia carga de óleo de soja após acidente
Comentários desativados

População saqueia carga de óleo de soja após acidente

20 agosto, 2014

Na terça-feira (19) um caminhão tombou na BR-060,no perímetro urbano de Rio Verde, e um carregamento com 24 toneladas de óleo de soja foi saqueado por centenas de pessoas em...

Noticias de Mineiros

Polícia Militar lança projeto para aproximar a corporação da comunidade
Comentários desativados

Polícia Militar lança projeto para aproximar a corporação da comunidade

19 agosto, 2014

A PM de Mineiros lança o projeto “Venha Caminhar com a Polícia Militar” visando aproximar a comunidade mineirense com a corporação. O projeto tem a parceria entre outros órgãos, buscando...

Contribua com o site comprando em nossos patrocinadores…

Comentários desligados.

Comentários do Facebook